Para além de uma marca de sapatos, é essencialmente um conceito, a tradição aliada à inovação.
Desde que foi constituída, em 2008, a Xuz apostou na criação e produção de socas em madeira, produto que as fundadoras, Carmo Alvim e Rita Melo, se lembravam de usar na adolescência e que tinha desaparecido do mercado português.
Estes sofriam alterações de acordo com a localização geográfica para que eram destinados. Nas terras do litoral, o pau do tamanco é raso. No interior o tamanco começa a arquear a biqueira. Já nas terras bravas das Serras, o tamanco arqueia ainda mais, cingindo o couro mais ao pé, para melhor se acomodar ao terreno e à marcha.
Até hoje é possivel encontrar pequenas oficinas onde se continua a fabricar este tipo de calçado para um reduzido numero de clientes que o preferem a calçado de materiais plásticos ou outros, para enfrentar tanto o calor no Verão, como a humidade e o frio dos Invernos no campo.
Desta maneira, a marca foi à procura em Portugal de quem se dedica a trabalhar a madeira, a cortá-la, afagá-la, e a aperfeiçoar a técnica manual de fazer o “pau” do soco, numa tradição que passou de pais para filhos e de avós para netos. Encontraram o “pauseiro” em S.João da Madeira, terra de tradição na indústria do calçado.
Em Barcelos encontraram o “tamanqueiro”, que trabalha e molda a pele e a adapta colocando-a milimetricamente de forma a conseguir socos únicos.
O processo de fabrico da Xuz é totalmente artesanal, pelo que cada sapato leva, pelo menos, três semanas a ficar pronto. É usada madeira de amieira, muito leve e resistente, e vários tipos de pele. À sola acrescentou-se uma plataforma de borracha para tornar o andar mais cómodo.
A marca orgulha-se de apresentar peças únicas, no sentido em que são criações que nascem a partir do artesanal, pegando na tradição, aliando-a às tendencias da moda, sempre femininas e juviais. Além disso a produção é feito num numero reduzido no sentido de valorizar a ideia da exclusividade.
Em relação à estratégia da marca, a Xuz não dispõe de loja própria nem está prevista alguma abertura próxima, funcionando, apenas, através de 70 pontos de venda espalhados pelo país.
Relativamente a planos futuros, nos próximos dois anos o objectivo passa por consolidar os mercados onde a marca já está presente e garantir novos mercados, que já estão a ser trabalhados, como Espanha, Inglaterra e com especial destaque a Alemanha, no sentido de captar um mercado externo pronto a comprar artigos genuínos, de qualidade, não massificados e com processos de fabricação responsáveis
onde posso encontrar botins de inverno pele de cobra cinzas nº 37
ResponderEliminarhttp://3.bp.blogspot.com/_3ywuXULqUTg/TQX0q8uyVAI/AAAAAAAAAow/RKiJ_U0by0o/s1600/newxuz.jpg
ResponderEliminarOnde posso encontrar sapatos destes?
Obrigado
Eu tenho os botins no olx a venda se tiver interese . Obrigada
ResponderEliminarEu tenho os botins no olx a venda se tiver interese . Obrigada
ResponderEliminar