quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIELMAR


Um Caso de Sucesso na Indústria Têxtil Nacional

DIELMAR: 40 ANOS A FABRICAR MADE IN PORTUGAL

Líder nacional na confecção de pronto-a-vestir para homem

A Dielmar é uma marca portuguesa que foi fundada por quatro alfaiates em 1965. Um nome emblemático que tem origem nas iniciais dos seus sócios fundadores: Dias, (H)élder, Mateus e Ramiro.





A sede da empresa é em Alcains, perto de Castelo Branco, mas tem lojas espalhadas por todo o país.


Actualmente emprega cerca de 400 profissionais, desde costureiras a alfaiates, com o mesmo espírito artesanal da época em que foi fundada, mas com design actual.
A sua estratégia tem sido a de estabelecer e manter uma relação de confiança com cada cliente, satisfazendo as suas necessidades e expectativas. A empresa está certificada, mantendo um Sistema de Qualidade, o que lhe dá credibilidade, e abre horizontes à exportação. Actualmente exporta para os mercados de Espanha, França e Dinamarca.
Com um crescimento anual sustentado na ordem dos 10%, a aposta na qualidade e melhoria constante ao nível da produção, a satisfação dos clientes, assim como o aumento da notoriedade da marca e de uma rede de lojas próprias, foram os factores que mais contribuíram para o êxito desta marca 100% portuguesa.


Em 2004, a Dielmar SA ultrapassou os 15.800 mil euros de facturação total, tendol o mercado externo representado cerca de 42% deste valor. Inicialmente mais dirigida para o mercado nacional, a Dielmar SA iniciou a sua estratégia de internacionalização, destinada ao mercado intra-comunitário, em 1978, tendo alcançado um montante de vendas de 60 mil euros. Em 2004, o mercado externo representou uma facturação de 7 milhões de euros.
A marca Dielmar criou uma rede de lojas próprias, tendo as suas lojas uma política de diferenciação, tendo um alfaiate residente, e um serviço de aconselhamento aos clientes, para a escolha dos modelos e dos materiais.


A empresa tem colecções próprias, as linhas Must, Classic, Cerimónia Soft e Sport, variando a primeira mais virada para o homem clássico, com qualidade e conforto, provenientes de matérias primas, padrões e cores seleccionadas, até à ultima mais desportiva.




Entre os principais produtos fabricados pela Dielmar SA, encontram-se as calças, casacos, coletes, sobretudos, fatos, fraques, bermudas e calções. No que se refere aos principais artigos comercializados, destaque para as camisas, gravatas, cintos, pólos, malhas, blusões e meias.


A “Dielmar Must”, marca o regresso ao requinte da antiga tradição de alfaiataria, aliando a qualidade da confecção, ao conforto dos modelos e à leveza dos tecidos utilizados nas suas colecções. Uma linha que valoriza os detalhes e a selecção dos melhores tecidos – caxemiras, sedas, puras lãs, desde os Super 120 aos 150´s – e das melhores entretelas para manter a forma e elegância do estilo.


A Linha Classic, confeccionada com as melhores técnicas e materiais de elevada qualidade, a partir de finos tecidos, foi especialmente desenhada para o homem clássico com gostos modernos, que valoriza o conforto.


A Linha Soft caracteriza-se pelas formas suaves, leves, funcionais e confortáveis para um vestir mais “casual”. A simplicidade dos modelos segue o conceito de estilo de vida do homem moderno, de espírito jovem, dinâmico, empreendedor, com um carácter depurado e exigente. Uma linha que busca a harmonia e a cor.

A Linha Cerimónia destina-se às ocasiões de maior requinte, numa aliança entre a elegância e o conforto. Com tecidos de grande qualidade e estilo, esta linha representa o toque discreto e refinado da moda em todas as ocasiões sociais.


Valorizando a cor, o design e o conforto, a Linha Sport é inspirada num estilo de vida com sabor a liberdade.
Uma weekend-collection marcada pela evolução entre o estilo citadino e desportivo, para momentos e ocasiões mais descontraídos e informais.

As matérias primas são quase todas de origem estrangeira, Itália, Espanha e Alemanha, pois os fornecedores nacionais são poucos, para os padrões de qualidade exigidos pela marca.
Uma das estratégias de comunicação e marketing da Dielmar SA foi o acordo de Parceria Oficial com o Sporting Clube de Portugal, com vista ao fornecimento dos fatos oficiais da equipa profissional de futebol e de futsal, até ao final da época 2005/2006. Está também associada às comemorações do Centenário do clube com o fornecimento do fato oficial desta comemoração.
Uma parceria que resulta da experiência anterior com a Federação Portuguesa de Futebol, em que foi desenvolvida uma linha exclusiva de fatos oficiais da selecção nacional para o Euro 2004, utilizados nas deslocações oficiais.

A empresa quer ser líder no mercado em Portugal, no ramo das confecções de homem. Está dirigida para o segmento de mercado alto e médio-alto, tendo continuamente feito um esforço de investimento de Marketing / Comunicação orientado para a notoriedade das suas marcas, pelo consumidor final.


A Estratégia para o Futuro


Segundo a própria marca, quer maximizar o valor da marca Dielmar; manter os altos níveis de qualidade incorporados nos produtos; melhorar a satisfação, fidelização e relacionamento com os clientes, de forma contínua; valorizar, formar, motivar e criar condições para a motivação dos colaboradores; assim como inovar e desenvolver o processo tecnológico, com enfoque no novo canal de negócio de distribuição, através de uma rede de Lojas Próprias, são as grandes metas da empresa.


A segmentação do mercado nacional, através de uma melhor orientação para o cliente alvo; a melhoria da eficiência dos sistemas produtivos e de comunicação; a inovação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos, mais adaptados às constantes exigências dos mercados e clientes, bem como a aposta na internacionalização de mercados, constituem as principais linhas de orientação da empresa para o futuro.


Numa perspectiva de diversificação e alargamento do mercado, com vista à aproximação crescente e sustentada junto do consumidor final, a Dielmar SA implementou o conceito denominado por “Distribuição Própria”. Um plano concretizado mediante a gestão de uma rede de Lojas Próprias, com localização preferencial em zonas ou centros comerciais, de elevada imagem e potencial comercial.


Melhorar a qualidade, produção e apresentação de novos estilos, em antecipação nas colecções, permite satisfazer as exigências dos clientes e tendências de mercado, tanto nacional como internacional, renovando a oferta de produtos e mantendo a elegância e o conforto. Por outro lado, os investimentos realizados ao nível produtivo, com a aquisição de novos equipamentos, contribuem para manter os níveis de qualidade e produtividade exigidos.

A Dielmar voltou a apostar no manequim Ricardo Trêpa, que transmite a personalidade de um homem de sucesso, confiante e requintado.











Sílvia Fialho - 7460