quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

BERSHKA


Bershka

Em 1998, o Grupo Inditex cria um novo formato de loja, afim de dar resposta às tendências do público jovem.

Nasce assim a Bershka, como um ponto de referência para esses novos consumidores.

Em apenas dois anos abriram 100 lojas Bershka consolidando a sua imagem de marca. Hoje, a cadeia tem mais de 600 lojas em 42 países, com vendas que representam 10% do volume de vendas total de todo o grupo.

A área de venda da Bershka no mundo é de mais de 200.000 metros quadrados.

Os negócios da empresa estendem-se da concepção, fabrico, distribuição e venda nas lojas de moda.

A equipa de design da Bershka é composta por mais de 50 profissionais que estão constantemente a avaliar as necessidades, desejos e procura dos consumidores, oferecendo todos os anos mais de 4.000 produtos diferentes nas suas lojas.

O interior da loja é projectado para dar exposição máxima aos artigos.



 

 

A distribuição do espaço, música, iluminação, mobiliário, gráficos e todos os materiais utilizados são projectados e cuidadosamente escolhidos para fornecer o máximo de liberdade na escolha dos clientes, para as últimas tendências da moda

A loja Bershka é concebida como um espaço para os jovens se sentirem atraídos e confortáveis, tornando-se um divertimento.

Enquanto procura e selecciona os artigos pode ouvir-se as músicas mais recentes, ver as tendências da arte urbana, representadas em fotos que decoram as lojas.

A loja Bershka é muito iluminada (artificialmente), o que faz com que se destaque, quem passa de fora, mesmo num dia de sol. As roupas são muito coloridas e estão dispostas por cores. A música está alta, de ritmo acelerado. Todos os preços mais baixos, estão em grande destaque, a partir dos 3.95€, em locais estratégicos da loja, estando rodeados de peças de preços mais elevados.
Também se verificou, que a Bershka, utiliza estratégias de marketing para chamar atenção dos seus clientes, e tem em atenção os sentidos:
Tacto: Esta é a forma mais intensa e imediata para conhecer e explorar o mundo. A Bershka tem todas as suas roupas e acessórios a um nível acessível, onde se é permitido e quase que apelativo, contactar e tocar em cada peça. Têm em noção e sabem o quão é importante o “ter na mão”, o prazer e o poder que dá segurar e experimentar, que faz com que permita desenvolver a imaginação e o sentimento de posse, para além da confiança que transmite em conhecer melhor o produto.
O Tacto também faz parte da avaliação do produto, o consumidor pega na peça de roupa ou de bijouteria antes de a comprar.
Audição: Outro sentido também muito importante. A Bershka têm sempre música alta de batimentos rápidos, o que faz com que as compras sejam de decisão mais rápida.
A música pode funcionar como elemento persuasor, ainda que já seja utilizada como enriquecedora. Estudos concluíram que há um aumento das respostas emocionais via respostas corporais e batimentos cardíacos (considerados como duas manifestações fisiológicas de uma resposta emocional), devido à influência da música.
Visão: É através da visão que a maioria dos consumidores entende, a mensagem e os valores que a marca quer transmitir.
A Bershka com a sua extrema iluminação, traz vida à loja, aliada à música e a interacção das cores, que quase que se sinta o cheiro, fazendo atrair consumidores, determinando o seu estado de espírito.
A Loja tem focos de preços baixos, rodeados por outros mais altos, que também é uma forma de chamar atenção e fazer com que os clientes, não deixem de visitar nenhum dos cantos.
Olfacto: Subestimado pela Bershka, é o segundo sentido mais poderoso e pode estabelecer ligações emocionais. Talvez devessem apostar mais neste sentido, para aumentar o valor dispendido por cada cliente.
Paladar: Um outro sentido, que muitas vezes é esquecido. Neste caso, a Bershka tem, por vezes rebuçados, para adoçar a boca de quem lá entre.
Esta atitude da Berskha também se pode dizer que é uma forma de interacção entre cliente e empregadas, que dão a face à marca e à loja.
As sensações podem fazer com que tenham o poder de transportar um consumidor para outras dimensões, fantasias e imaginação, assim como recordações, nas quais se sentem confortáveis e seguras.

As lojas têm diferentes áreas dedicadas a diferentes linhas de produtos oferecidos. A área dedicada ao vestuário feminino é o mais importante. Tem uma vasta gama de jeans,  roupa para a noite, moda casual e últimas tendências.

A BSK é a marca mais jovem, sendo a sua colecção baseada na música, nos ídolos e estrelas do rock.

Por outro lado, além da vasta gama de vestuário, a Bershka oferece uma vasta gama de acessórios e calçados





Silvia Fialho - nº 7460

 






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