quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pop up 3 - A moda como Linguagem

A moda como Linguagem

A moda é uma linguagem simbólica que ultrapassa a sua função de protecção para significar o indivíduo na sociedade. Ela é uma espécie de identidade que fala da sua condição ou opção social, profissional e sexual. Em todas as épocas, a roupa, além de sua função, explicitou significados como uma embalagem que protege, embeleza, decora e identifica o produto. Com as suas cores e estilos, o vestuário é um dispositivo da condição social e cultural através do qual o homem atende suas necessidades de comunicação e expressão.


A leitura do vestuário mostra a multiplicidade, as diferenças e as contradições da sociedade. Existem factores, tais como: a cor, o tipo de tecido ou o estilo do uniforme associados às profissões, crenças, identificação de classe e estações do ano. Podem informar o destino do usuário, a cada lugar um código ou um estilo.


A moda do vestuário aproximou-se da vanguarda, no processo das revoluções nas linguagens artísticas, cada época tem as suas vestes e elas integram o individuo ao meio ambiente social, cultural, tecnológico e ao grupo social. A moda pode acentuar também a divisão de classes, ou ao contrário: participar das contestações sociais. Com os Beatles, o exotismo e os hippies que apresentam um estilo naturalista descontraído, nos finais da década de 1960, a roupa tinha um sentido crítico, em aparente contradição com a moda corrente, imposta pela indústria da moda, produto da revolução industrial.


A partir da modernidade, designers e artistas passaram a interessar-se por desenhar roupas e objectos que atendessem à funcionalidade do mundo moderno. Os construtivistas russos criaram a roupa do trabalhador, cuja principal preocupação era a funcionalidade. Os futuristas italianos pregaram a necessidade de uma roupa confortável, prática, agressiva ágil e alegre, decorada eventualmente por lâmpadas eléctricas. Os surrealistas e dadaístas posicionaram-se ironicamente, apropriaram-se da roupa como um instrumento de transformação da linguagem da arte.

 
Desta forma entende-se que a moda é um dialogo, onde o sujeito consegue exteriorizar por meio da roupa, desejos, realizações e aspirações em uma reorganização estética presente na sociedade.

Realizei uma pesquisa de imagens de várias pessoas de variados países, para observar o que acabei de falar. Recolhi imagens de sete cidades diferentes e verifiquei que dentro das mesmas cidades existem variadíssimas pessoas com variadíssimos estilos, que provêm de diferentes ideologias e que utilizam o vestuário como forma de expressão.















Sem comentários:

Enviar um comentário