quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Alfaiate Lisboeta

O Alfaiate Lisboeta, um dos blogues mais lidos em Portugal, é um projecto de José Cabral criado em Janeiro de 2009. Licenciado em Sociologia, tendo já sido comissário de bordo, e exercendo actualmente a profissão de bancário, a necessidade de ter um projecto pessoal levou José a criar “O Alfaiate Lisboeta”.

“Sou uma pessoa orientada para pessoas. Uns estão orientados para números e para resultados. O blogue é o meu projecto criativo.”

Tendo sempre trabalhado por conta de outrem, e sentindo a falta de fazer qualquer coisa para si, caracteriza “O Alfaiate Lisboeta” como sendo dele e ao mesmo tempo ele próprio. Nunca tinha ligado muito a blogues até conhecer o “Sartorialist”, que de imediato lhe despertou a vontade de fazer algo do género mas à sua escala, de acordo com as suas capacidades. Assim, e sem sequer ter formação em fotografia, junta a tal predisposição para ter qualquer coisa sua com esta inspiração e criou o blogue.
Mais do que um blogue de moda, José descreve o seu blogue como um blogue de pessoas, sendo a moda muitas vezes apenas um pretexto para falar de muitas outras coisas. Embora ele próprio não se leve muito a sério, sente-se orgulhoso por compararem “O Alfaiate Lisboeta” com o “Sartorialist”, pois é um trabalho que admira. Contudo, no seu blogue, os posts que considera melhores são aqueles em que dá mais de si mesmo, os mais pessoais, pois diz não saber nada sobre moda.
No início, este projecto foi visto de uma forma excêntrica, mas rapidamente se difundiu pela blogosfera com grande aceitação. O blogue tem uma média de 5 mil visitas diárias, e o seu criador é constantemente convidado para dar entrevistas, nomeadamente na rádio e na televisão. Mais do que isso, José Cabral parece também render as pessoas que fotografa para o seu “street fashion blog”, captando não só a sua indumentária, mas também a sua essência.


Sem comentários:

Enviar um comentário