quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Loja - Benetton






História da marca
A empresa tem suas origens no ano de 1955

Quando pensamos na Benetton, pensamos imediatamente num mundo de cores intensas e variadas. Isto deve-se ao facto de Luciano Benetton, aos 20 anos de idade ter trabalhado como vendedor em Treviso e ter percebido que as pessoas queriam cores nas suas vidas, em especial nas suas roupas.

A aposta de Luciano foi marcada pela diversidade das cores, criando a mensagem comercial - United Colours of Benetton. Essa ideia da cor tornou-se mundialmente conhecida e um dos ícones da marca.

O património Benetton, em 2010, foi avaliado pela Forbes em 1,7 mil milhões de euros.

Expanção e Massificação da Marca

A marca apostou no mercado doméstico nos dez primeiros anos de vida, tendo conseguido abrir mais de 200 lojas nesse período.

Em meados dos anos 70 a empresa passou a prestar mais atenção aos outros mercados europeus.

A década de 80 começa com a inauguração de uma enorme loja na Madison Avenue em Nova York, ingressando no mercado americano e uns anos mais tarde no mercado japonês.

A estratégia da BENETTON, nesta época passava pela internacionalização e diversificação dos produtos da marca.

A empresa nasceu do espírito de um génio do marketing, que soube transformar um insignificante negócio familiar num dos maiores e mais revolucionários impérios da indústria da moda. 




Imagem da marca - Campanhas Publicitárias
A firma italiana de indústria e comércio de roupas Benetton é conhecida mundialmente por um tipo de publicidade institucional de estilo polémico.

Foi através da sua publicidade que a marca Benetton tornou-se não apenas uma empresa de roupa, mas quase uma instituição que visa provocar a controvérsia através da publicidade que apresenta. Já não é para vender um produto que a publicidade actual é difundida, mas sim para criar e manter uma imagem.


Retrata temas polémicos e delicados como o racismo, a guerra, a SIDA, a política, a religião e sobre a ajuda humanitária..









Uma das razões pela qual escolhi fazer este trabalho sobre a Benetton, foi exactamente o marketing, as campanhas publicitárias desta marca, a imagem e os valores que esta tenta transmitir através de campanhas que chegam mesmo a ser chocantes. 

Público Alvo

Uma das razões do sucesso da marca é a vasta quantidade de produtos oferecida  destinada a todos os públicos: mulheres, homens e crianças. Agradando a  estilos mais clássicos como a estilos mais irreverentes.
Daí o facto de já nem todas as suas peças se basearem numa "explosão de cor", mas também aparecerem cores mais calmas, não tão vibrantes, para pessoas mais reservadas.

Diversidade e Qualidade dos Produtos

Para além desta marca ter produtos para mulher, homem e criança, esta é conhecida pela qualidade dos seus produtos e pela sua diversidade, indo de vestuário, a acessórios, calçado e perfumes.


Ana Rita Ferreira nº 7277 
(Eu já apresentei à algum tempo, mas esqueci-me por completo de por os trabalhos no blog. Desculpe professora).


Sem comentários:

Enviar um comentário