quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Loja - A outra face da Lua


Roupa Vintage

De tempos a tempos a moda renova-se. O que estava “out” passa a ser “fashion”. Vai daí e o vintage está de volta. A distinção dos cortes, a originalidade dos padrões e a diferença de estilos são características de um género retro que marcou as décadas de 20 a 80.

Apesar da difícil sobrevivência das lojas de roupa vintage, hoje em dia a procura deste tipo de lojas  tem vindo a aumentar.


A Outra Face da Lua


A Outra Face da Lua, é uma loja de artigos vintage e também salão de chá, situada na Rua da da Assunção em Lisboa.

A loja faz parte de uma cultura vintage que acredita que vale a pena preservar a história e ao mesmo tempo reciclar os bens existentes, promovendo a originalidade. Além do tipo de roupa vintage, o espaço acolhe um salão de chá que inspira, com sabores exóticos, quem lá vai experimentar produtos originais dos anos 50, 60 e 70. Esta loja, para que cada cliente se sinta que todas as peças se possam adaptar a si, presta o serviço de arranjos à medida.

A Outra Face da Lua é também distribuidora de roupa vintage, papel de parede e brinquedos.
 

Entrar nesta loja é como recuar uns anos e sentir que entrámos na magia dos anos 60.
A decoração é muito atraente e colorida.

Os principais elementos decorativos são os materiais que vendem ba loja, como o papel de parede e como as cortinas.

As lojas vintage tentam criar ambientes muito atraentes e confortáveis através da decoração como forma de captar a atenção do consumidor, distinguindo-se deste moda das lojas típicas dos centros comerciais. 


Público-alvo

O público-alvo deste tipo de lojas de uma forma geral são pessoas que gostam do conceito de reutilizar tanto peças de vestuário como acessórios, viajando no tempo através destas mesmas. São pessoas que se interessam por peças tão bonitas e tão bem feitas como as de alta-costura de hoje em dia, por muito menos do que o que pagaria pelas roupas banais do centro comercial.


Comparação com outros mercados:

Este tipo de lojas em 2ª mão atraem um grupo muito mais restrito e específico de pessoas comparado com o  comércio tradicional. Por essa razão o número de lojas deste tipo é muito menor.

O facto de serem lojas pequenas e com um mercado muito restrito faz com que seja difícil estas lojas se tornarem em marcas massificadas.

A maioria destas lojas de 2ª mão não têm uma margem de lucro muito significativa, o que leva muitas das vezes ao encerrar destes estabelecimentos. Por esta razão, algumas destas lojas não estão abesrtas a tempo inteiro, chegando mesmo a fechar durante a época de saldos  das lojas mais comuns.




Ponho este mapa apenas para comparar o pequeno número de lojas deste tipo em relação ao número muito mais elevado de lojas da marca Benetton na mesma área, Lisboa.


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