Faculdade de Arquitectura de Lisboa Moda e Mercado
Design de Moda Docente: Ana couto
De que forma as marcas comunicam com o consumidor através das lojas?
Neste trabalho a Loja da Louis Vuitton representa as marcas de luxo e a Zara as loja de marcas de massas.
Os estabelecimentos comerciais comunicam com os consumidores de todas as maneiras possíveis, sendo uma delas o próprio ponto de venda, ou seja as lojas. Os estabelecimentos passam vários tipos de mensagens ao consumidor de várias formas diferentes. As marcas de luxo, como a Louis Vuitton, comunicam o seu estatuto e o tipo de consumidor a que se dirigem através de vários “símbolos”, que podem passar despercebidas aos consumidores. O facto de muitas dessas lojas terem um porteiro, que tanto convida algumas pessoas a entrar, aquelas com poder social e/ou económico elevado, prováveis compradores, como faz com que outro tipo de consumidores, que não se encaixam no perfil de comprador da loja se sintam intimidados a entrar. Nessas lojas os empregados dirigem-se ao cliente assim que este entra na loja, disponibilizando-se para o ajudar.
A decoração das lojas também diferencia o seu estatuto, nas lojas de luxo o espaço é amplo, com móveis de cor clara, muito espaço livre e com poucos exemplares da mesma peça expostos
Nas lojas de marcas de massas, ou seja de preços acessíveis a um maior número de pessoas, o espaço é bastante mais reduzido e existem muito mais exemplares de cada peça de roupa, sendo que por vezes a roupa está até amontoada e em saldos, algo que não acontece na Louis Vuitton. Nestas lojas as portas encontram-se totalmente abertas e sem qualquer porteiro, convidando qualquer um a entrar sem se sentir minimamente intimidado, encontrando-se nas montras coordenados já montados, onde as peças estão literalmente “prontas-a-vestir”, no sentido em que nem sequer é necessário pensar numa combinação, pois esta já nos é proposta. O tipo de música e o volume das lojas também ajudam a diferenciar o tipo de loja, sendo que nas lojas de luxo a música está mais baixa e toca mais jazz e blues, enquanto que nas outras lojas o som está bastante mais alto e a musica é mais house.
Em suma, todos os aspectos das lojas são pensados de forma a criarem um ambiente que convide a entrar apenas o público-alvo de determinada marca, ou seja clientes habituais ou potenciais compradores. Para isso as lojas servem-se de várias estratégias que nem sempre são detectadas conscientemente, atraindo os consumidores de uma forma, quase instintiva, pois a maior parte dirige-se automaticamente, e sente-se mais à vontade, para lojas que se adequam ao nosso estatuto social e/ou económico.
A imagem que o consumidor tem de si relaciona-se directamente com o tipo de produtos que este compra, o ambiente das lojas é construído a partir deste conceito, formando um “nicho” que faz com que determinado indivíduo sinta de forma muito forte que esta a “representar” correctamente o seu papel comprando produtos de determinada loja, ou seja o próprio consumidor cria preconceitos acerca das lojas, porque todos os clientes são tratados de igual forma em lojas como a Louis Vuitton, sendo que muitas vezes é impossível distinguir uma pessoa com grande poder económico de outra sem esse tipo de poder.
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