sábado, 6 de novembro de 2010

Loja das Meias






LOJA DAS MEIAS

HISTÓRIA

Inaugurada em 1905, no Rossio, a Loja das Meias começou somente com as especialidades de meias e espartilhos. A sua história estará sempre associada à historia da cidade de Lisboa e à cultura dos Lisboetas, uma vez que esta trouxe o bom gosto, a classe, e o requinte.

Esta loja, ao longo dos anos, foi sofrendo remodelações e inovações que sempre causaram sensação.

Na década de 20, foi-lhe instalado o primeiro elevador em estabelecimentos comerciais e aumentadas as montras. A Loja das Meias é também conhecida pelas suas fantásticas montras, montras essas de grande importância onde foi introduzido o conceito de montra temática.

Por volta de 1933, a loja é ampliada e criadas novas secções. É o caso da Secção de Perfumaria, a Secção de Acessórios, com carteiras, cintos e bijuteria, a Confecção de senhora por medida. Aparecem também as primeiras meias de vidro (nylon) que fizeram grande sensação na época.


Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, várias personalidades, como é o caso de Elsa Schiaparelli, Duque de Windsor, Jean Renoir, Guillermina Surggia, entre outros, passaram por Lisboa e foram clientes da Loja das Meias.

Na década de 60 a Loja das Meias soube aproveitar a prosperidade e originalidade da época e fez a sua terceira remodelação, este passo, por sua vez, modernizou e ampliou a loja, dando um grande desenvolvimento comercial: o aparecimento das mais conceptuadas marcas internacionais e a criação do primeiro balcão da Estée Lauder em Portugal.

Os anos 60 trouxeram um grande poder de compra aos jovens, a própria loja adaptou-se a este tipo de clientela, oferecendo uma impressionante selecção de pronto-a-vestir, importando sobretudo da talia, França e Inglaterra. Introduziu também grandes marcas como Daniel Hechter, Charles Maudret, Christian Dior, Mary Quant, Led Lapidus, entre outras.

Na secção de acessórios começam a ser comercializados sapatos Christian Dior, e é criado um novo sector de vendas- artisgos Sportswear.

No final dos anos 60, a Loja das Meias introduziu pela primeira vez em Portugal os jeans, da marca Levi’s.


Por volta de 1971, a Loja das Meias abriu o seu segundo estabelecimento num centro comercial, na Rua Castilho. Com o 25 de Abril, parte do seu stock era produzido em Portugal, o que deu grande impulso a imensas fábricas de confecções portuguesas.

Em 1981, a Loja das Meias expande-se mais uma vez, abrindo o seu terceiro estabelecimento no Centro Comercial das Amoreiras, e em 1995, esta abre no centro histórico de Cascais.

Ao longos dos anos, a Loja das Meias continuou a sofrer alterações e remodelações, que ajudaram a manter os seus estabelecimentos sofisticados e acolhedores.

Em 2007 dá-se o encerramento do primeiro estabelecimento da Loja das Meias, situado no Rossio.




CONCEITO

A Loja das Meias foi ao longo das décadas um local obrigatório de passagem, tornando-se num ícone de moda em Portugal. Destacando-se pela sua qualidade, modernidade, exclusividade e inovação, esta está aliada a grandes nomes da alta costura internacional – Stella McCartney, Boss, Dior, Dolce&Gabbana, Lanvin, Marc Jacobs, Prada, entre outros.

Esta tem disponível não só peças de vestuário, como também produtos de beleza e acessórios; a Loja das Meias apresenta os serviços de Alfaiataria, Camisaria, Centro de Beleza Estée Lauder e Espaço Spa. A loja é direccionada para um determinado tipo de clientes, clientes esses com algum poder económico, visto que os preços dos artigos disponiveis são bastante elevados.

Reconhecida pela sua fantástica apresentação, esta renovou-se ao longo dos tempos, acompanhando gerações, tendências e épocas.


A Loja das Meias foi pioneira na criação das montras temáticas em Portugal, apresentando-as sempre com a maior qualidade e bom gosto, deliciando o olhar dos consumidores.

As suas montras tornaram-se icónicas pela sua grandiosidade e requinte. O seu ambiente transparece sempre o ar clássico, mas ao mesmo tempo contemporâneo da loja, através da luminosidade, decoração, texturas e atendimento.

O objectivo da Loja das Meias é criar um ambiente completo, que fique dentro das mentes das pessoas, provocando os sentimentos certos.

«Design is everywhere, and everywhere is now designed.»



NÁDIA DOMINGOS

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