terça-feira, 31 de maio de 2011

T1 - André Moreira

Os Skins, são sapatos composto por duas partes separadas que se completam.
Um parte interior (bone) que funciona como o osso e estrutura do sapato moldando-se ao pé de forma anatómica e segura, e é também o que garante a forma às várias "skins" ou peles exteriores que essa forma pode ter. Assim a mesma base pode ter diversos aspectos, sem perder o conforto e com grande facilidade de alteração.

http://www.skinsfootwear.com/


terça-feira, 29 de março de 2011

Diana Lin Design

Diana Lin Design, é uma empresa fundada em 2006 que projecta e fabrica uma vasta gama de produtos inovadores. A empresa está constantemente a empurrar os limites de aplicar técnicas de design inovador a produtos que trazem as pessoas uma experiência única e memorável
O objetivo do projeto é dar às pessoas não  experiências físicas com os produtos, mas experiências emocionais, oferecendo produtos que trazem felicidade alegria às pessoas.



dºlight Bubbles são bolhas de sicilone macias, fresco ao toque e compressível que funcionam com leds no interior. As bolhas de silicone dão para apertar e assim criar uma forma côncava. Pode-se sentir a pressão do ar no interior e também ouvir o som do ar que sai, fornecendo experiências não só visual mas também tactil e auditiva. 


dºlight Huggable são almofadas com leds no interior. Foi criada para proporcionar uma grande sensação de calor e segurança. Além disso pode ser usada de diversas maneiras (almofada, luz ambiente...).


reSeat é um banco que é enchido com restos de tecido, dracalon, papel ou qualquer outra coisa que se tenha em casa com o objectivo de reciclar.

domingo, 27 de março de 2011

Fabrican Ltd e Catalytic Clothing - Silvia Deambrosis


FABRICAN LTD
Creation of a liquid suspension which is then sprayed by use of either a spray gun or an aerosol can. The fabric is formed by the cross-linking of fibres which adhere to create an instant non-woven fabric that can be easily sprayed on to any surface.


Use of different types of fibres from natural to synthetic, incorporating scents and colours (from primary to fluorescent); that provide great flexibility for modern consumer and industrial needs.
Garments could incorporate fragrances, active substances, or conductive materials to interface with information technolgy.
Fabrican spray-on fabric will liberate designers to create new and unique garments, offer a carrier technology for delivery of fragrance or even medical active substances, and allow the wearer to personalise their wardrobe in infinite combinations.









CATALYTIC CLOTHING
The project is born from the collaboration among the university of Sheffield, the London College of Fashion and the university of Ulster.


The dress has been realized thanks to a special material, a sort of particularly flexible concrete previously sprinkled on the fabric that grants the ability to break with the solo help of the sun the molecules of smog.
If 40 people wearing a catalytic garment crossed one meter sidewalk, in one minute they would purify around 2 meters meters cubes of air.











quarta-feira, 23 de março de 2011

Conferência de Novas Idéias

            Instituto de Pesquisa Tecnológica – IPT
O IPT é um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil. É vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e colabora para o processo de desenvolvimento do país há mais de 100 anos. Atua nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, serviços tecnológicos, desenvolvimento e apoio metrológico, informação e educação em tecnologia.
Oferece soluções e serviços tecnológicos a setores públicos e privados a fim de aumentar a competitividade das empresas,  promover a qualidade de vida e colaborar no desenvolvimento do país.
Números IPT
            A sede do IPT fica situada na Cidade Universitária, em São Paulo. Possui 12 centros de unidades técnicas, 275 laboratórios e mantém 160 estagiários e bolsistas. Sua produção científica no ano de 2009 foi de 36.805 documentos técnicos emitidos.
            Investimentos (2009)
Os investimentos destinados ao IPT são tanto Estatais, quanto de parceiros como Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
São gastos em obras e equipamentos, R$49,3 milhões. Estes gastos fazem parte de um plano para o triênio 2008-2010 que totaliza R$181,1 milhões de investimentos, todo ele destinado à habilitação de seus laboratórios.
Pesquisa
Dentre os 13 Centros Tecnológicos existentes no IPT, encontra-se o Centro de Têxteis Técnicos e Manufaturados (CETIM). O CETIM se divide em dois laboratórios: o Laboratório de Têxteis e Confecções (LCT) e o Laboratório de Calçados e Produtos de Produção (LCPP).
O CETIM fornece soluções tecnológicas para produção, desenvolvimento e verificação da conformidade de produtos nas áreas têxtil, confecções, couros, calçados e equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs). Oferece serviços especializados para caracterização e avaliação do desempenho de materiais, baseados em normas nacionais e internacionais, bem como capacitação para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas, visando à otimização e à criação de novos produtos e materiais, em processos balizados pela minimização dos impactos ambientais na produção, uso e descarte final (http://www.ipt.br/centros_tecnologicos/CETIM).
Tecnologia aplicada à Moda.
- Tingimento Termocrômico
            A tecnologia aplicada ao setor têxtil e de confecção ocorre tanto pela constante demanda dos consumidores por novos produtos - que atendam suas exigências - como também por parte dos pesquisadores (universidades, institutos e indústria).
Um exemplo desta tecnologia aplicada é a coleção Primavera/Verão 2007, da estilista Angel Chang, conforme mostrado na figura abaixo:

              Figura 1: estampa com tingimento termocrômico.
Map tee – Desenvolvimento em parceria entre a New York University e a estilista Angel Chang para a coleção Primavera/Verão 2007. A estampa foi feita com tingimento termocrômico, permitindo mudança de cor do tecido por meio da aleração da temperatura do corpo e/ou do ambiente. Fonte: www.angelchang.com/ .
Solução semelhante foi apresentada na SPFW em 2009 por outra parceria entre estilistas e empresas. A Animale enviou algumas amostras de tecidos para a BASF, que realizou os testes e ofereceu receitas de tingimento para a coleção de inverno da marca. O tingimento que as roupas ganharam é uma mistura de pigmentos termocrômicos e pigmentos normais com outros produtos para fixação da cor, amaciamento do tecido entre outros.
A mistura de pigmentos termocrômicos com pigmentos normais resulta numa nova cor. Quando a temperatura corporal atinge 31°C, o pigmento termocrômico fica branco e, nas zonas com temperatura inferior,  prevalece a cor do pigmento normal, enfatizando ainda mais o efeito de mudança.



Fig. 2 e 3:  Animale – Inverno 2009, parceria com BASF.

            - Biocouture

            http://www.youtube.com/watch?v=WVW-jSdhILs
A pesquisadora Suzanne Lee, do Central Saint Martins College of Art and Design, desenvolveu um material proveniente de bactérias, cultivadas em laboratório que pode ser usado para produzir roupas. Este material provém da fermentação do chá verde e à medida que a bactéria digere o açúcar, vão se formando as fibras de celulose. No final do processo o “tecido” pode ser confeccionado e, se estiver úmido, pode ser moldado. As fibras podem ser tingidas com corantes de base vegetal.
A pesquisa visa abordar a questão ecológica e sustentável da moda. Algumas peças deste projeto estão em exposição no Museu da Ciência, em Londres. 

 







Fig. 4; 5; 6; 7 e 8: Peças do projeto Biocouture.

Referências
IPT, site oficial. Disponível em http://www.ipt.br.
Biocouture, site oficial. Disponível em http://www.biocouture.co.uk/.

Maria Silvia Pereira Grisolia

terça-feira, 22 de março de 2011

Kyouei Design + Alfredo Häberli

Kyouei Design, Japan

Baloon Lamp

Lâmpada composta por um balão e um LED, o LED consome muito menos electicidade do que as lâmpadas normais, oferece grande iluminação, longo tempo de vida, sendo que é possível usá-lo continuamente por mais de 100 horas, com pilhas pequenas, já incluídas.




 Bulb Glass

Invenção que consiste num recipiente de vidro em forma de bulbo com o copo em baixo. Quando a quantidade de bebida no copo decresce, uma quantidade constante é vertida a partir do recipiente, em cima. O copo nunca transborda devido à pressão do ar e do líquido.




Mobile Light

Candeeiro móvel que emite luz através de LEDs e funciona através de energia solar. Logo que o ambiente onde se encontra escurece, este começa a emitir luz.




 Alfredo Häberli

Hang by Hand (1999)

Cabide com pega. Todos os dias mexemos em produtos como escovas de dentes (cabo da escova), porta-chaves ou ratos de computador, que servem como ajuda na utilização dos objectos em si, nestes casos a escova, as chaves e o computador. No entanto, continuamos a retirar os nossos cabides pelos itens de vestuário neles pendurados. Torna a acção mais fácil e higiénica e aqui a ideia é ser fabricado com plástico reciclado.






Referências:


http://www.alfredo-haeberli.com/
http://www.designboom.com/eng/
http://www.kyouei-ltd.co.jp/



Maria Teresa Mineiro, 7298

segunda-feira, 21 de março de 2011

Awaiba GmbH & dB Logic - desenvolvimento de componentes microeletrônicos inovadores

Com o advento da tecnologia e a evolução constante dos produtos disponíveis no mercado, as empresas tem a necessidade de mostrar cada vez mais a qualidade e funcionalidade de seus produtos e serviços. 
 
Awaiba GmbH – Especialista em desenvolvimento de componentes microeletrônicos, esta vem fornecendo aos seus clientes sensores de imagem desde 2004. A empresa dedica-se a cumprir as necessidades de seus mercados-alvo com sensores de imagem que satisfaçam os requisitos de alto desempenho. A equipe de design da WAIBA é altamente qualificada. Ao mesmo tempo, a equipe de produção entende que apenas a melhor qualidade é boa o suficiente e se esforça para a perfeição.
Há também o serviço de design personalizado, onde o custo pode ser divido entre empresas que aceitem dividir as características de seu produto. 
Sensores de imagem médica: 
 
A nano câmera é capaz de capturar imagens com 62500 pixels de resolução transmitindo-as através de um fio elétrico garantindo alta resolução do vídeo onde quer que esteja. O objetivo principal dos criadores é empregar as câmeras na medicina para auxílio em operações ou na detecção de doenças. De acordo com a empresa estas câmeras seriam descartáveis, evitando desta forma que os médicos percam tempo precioso em processos de esterilização. A câmera poderá ser aplicada também no campo automotivo, onde poderiam substituir espelhos retrovisores permitindo que os carros tenham um design mais aerodinâmico. O instituto tem planos de começar a comercializar a nova câmera já em 2012.
 
DRAGSTER – sensores de linha de alta velocidade:
 
 
A série DRAGSTER de sensores de alta velocidade possui definição de 12bits e baixa corrente de fuga. A utilização de sensores digitais em aplicações de linha e alta velocidade reduzem extremamente a complexidade assim como o custo do sistema, aumentando o desempenho do sistema através da redução do ruído produzido pelo bloco de leitura dos sensores analógicos. Devido à sensibilidade surpreendente dos sensores de varredura, o tempo de exposição pode ser reduzida a alguns milionésimos de segundos o que evita o desfoque de movimento.
 
dB Logic: Líder mundial de componentes de alta performance para comunicação de voz, segundo o próprio site da empresa, sua missão é proporcionar aos consumidores – jovens, adultos e crianças – a experiência de audio com menor risco de danos na audição a longo prazo.
A empresa dB Logic criou um novo modelo de fone de ouvido que evita que usuários sofram com perda de audição.
O segredo está em uma tecnologia chamada SPL2 (Sound Pressure Level Limiting) criada pela empresa que reduz gradativamente o som quando o usuário se expõe a volumes excessivos de som por muito tempo. Os fones não precisam de bateria para funcionar, possuem plug banhado a ouro e 1.2 m de comprimento de cabo. De acordo com o fabricante os fones não distorcem ou modificam a qualidade do som e a alteração é imperceptível para o usuário.

 
 
O SPL2 inteligente modifica a onda sonora de perto, fazendo-a corresponder ao perfil da onda sonora original, mantendo o nível do volume global a um nível que pode ajudar a evitar perda de audição. SPL2 significa "Nível de Pressão Sonora limite," a tecnologia patenteada pela dB Lógica é capaz de fornecer limitação do volume máximo de som ou a pressão, sem causar qualquer distorção audível. 

Maiores informações sobre estes produtos:
http://www.awaiba.com/pt/produtos/
http://www.dblogic.com/