quinta-feira, 17 de março de 2011

Novos Produtos

ROUPA HI-TECH

Nos próximos anos, peritos de Taiwan esperam colocar nas lojas roupas baseadas em tecnologia RFID e com painéis de captação de energia solar, para funcionamento autónomo de dispositivos móveis e monitorização do estado de saúde. Será possível andar na rua com roupa que acompanha o seu estado físico para onde quer que vá.
Peritos do
Centro de Investigação do Instituto Têxtil da ilha Formosa aliaram-se a empresas de tecnologia, fabricantes de chips RFID (Radio Frequency Identification
) e painéis de captação de energia solar, para idealizar e comercializar roupas high-tech. A ideia será fabricar um conjunto de peças que possam auxiliar pessoas doentes a monitorizar a sua própria saúde. As roupas devem integrar sensores que permitem recolher um determinado tipo de informação como o ritmo cardíaco, pressão sanguínea e até temperatura corporal. Por meio da utilização da tecnologia RFID, estes dados poderão ser enviados para as unidades de saúde para que médicos e auxiliares acompanhem, em tempo real, o estado dos seus pacientes.
O recurso aos painéis solares também está nos horizontes dos cientistas e a sua implementação permitirá, por exemplo, utilizar as roupas como autênticas fontes de energia suficiente para alimentar um leitor de música portátil.
Citado pela IDG Now, Chang Cheng-tung, chefe de integração de sistemas do instituto, confirmou ainda a possibilidade de virem a ser fabricados casacos que geram energia suficiente para o funcionamento de portáteis.

SAPATOS/ASPIRADOR, ELECTROLUX

A fabricante de electrodomésticos Electrolux colocou no mercado a sua mais recente inovação. Os Dustmate são um par de sapatos que aspira a casa.
Com um minúsculo aspirador na sola, aspiram o pó à medida que o utilizador anda em casa. De acordo com a empresa, os sapatos são fabricados em nylon verde, possuem uma sola flexível e podem ser adaptados a qualquer tipo de calçado.
A empresa diz que este é um conceito "simples mas inovador de limpeza". Com os Dustmate, "conforme se anda, a base do sapato aspira o pó do chão sem qualquer esforço", referiu ainda um porta-voz da Electrolux.
"Todos temos que aspirar a nossa casa, este produto foi concebido para pessoas ocupadas que querem gastar o menor tempo possível com as lides domésticas", acrescentou.
A ideia de desenvolver este produto resultou, segundo a fabricante, de um questionário realizado aos seus consumidores sobre as suas necessidades e sobre o tempo que dispendem para a limpeza das suas casas.
Por enquanto, desconhece-se qual é a fonte de energia deste aparelho, ou onde será armazenado o lixo aspirado.
 
TECIDO ANTI-POLUIÇÃO


Olivia Ong, estudante universitária, desenvolveu em 2007 na própria Faculdade uma colecção composta por novos nano tecidos que repelem a poluição de modo a manter o utilizador saudável.
 
PRIVACY DRESS


Há alguns anos foi desenvolvida uma saia que quando accionado o sistema, esta se fecha imediatamente em casulo. Uma solução para momentos onde a privacidade ou a protecção são necessárias.
 
FITA COM HEADPHONES


Esta fita de cabeça foi desenvolvida a pensar em desportistas. Para além do seu prático uso, esta contém uns headphones incorporados que permitem ao utilizador qualquer tipo de movimento sem que este saia do ouvido.
 
SAPATOS EXTENSÍVEIS


Inchworm Shoes, os ténis que estendem à medida que as crianças crescem.

CASACO SINALIZADOR PARA CICLISTAS


Signal Coat, o casaco sinalizador de leds para direcção para ciclistas.

VITAL JACKET


Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveram uma t-shirt “inteligente” capaz de monitorizar os sinais vitais do seu utilizador.
A tecnologia foi desenvolvida ao longo de um ano e meio por uma equipa da IEETA-UA (Instituto de Engenharia Electrotécnica e Telemática) em parceria com CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e a empresa Petratex.
Este produto permite a monitorização da onda cardíaca e “em movimento.”. Armazena os dados num cartão de memória SD e pode transmiti-los por “bluetooth” para um PDA ou computador, permitindo a sua visualização em tempo real. Deste modo, toda a informação retirada do paciente pode ser analisada num curto espaço de tempo ou por um rtécnic de saúde qualificado. O utilizador pode definir limites de frequência cardíaca, sendo avisado pela t-shirt através de um sinal vibratório sempre que estes forem ultrapassados.
Uma das suas vantagens é não ser necessário que o paciente esteja numa unidade hospitalar para realizar um
exame.
O produto, cujo preço acresce os 400€ já está a ser comercializado.
 
ETIQUETAS EM BRAILLE

 
O designer de moda Geraldo Lima, da Urânio, criou roupas com etiquetas específicas , em sistema Braille que permite ao deficiente visual identificar através do toque a cor de roupas e acessórios.
A identificação na etiqueta serve como uma referência aos cegos de nascença, que nunca conheceram a cor mas que assim saberão que a estão a usar.

CASACO S.O.S.


Os alunos Keywon Chung, Xiao Xiao, Peggy Chi e Carnavenchi Chi, do MIT, criaram o casaco S.O.S. Stress Outsourced. Para além de uma estética apelativa, o casaco contém nas costas seis pequenas peças que transmitem uma mensagem. Quando a pulsação dispara, na zona do pulso um pequeno pressionar activa a mensagem de perigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário